Volvido o período de conceção da sua própria imagem e identidade, a ADEC pretende afirmar-se enquanto polo congregador dos interesses do tecido empresarial do concelho, em particular dos seus associados, que representam as distintas vocações da sua malha empresarial – Comércio, Indústria e Serviços.
A ADEC afirma-se enquanto espaço de partilha e discussão que permite conciliar e reunir interesses, ganhar escala e assumir uma dimensão de relevo na busca de soluções cooperativas e inovadoras para os problemas e desafios transversais.
A ADEC constitui-se igualmente enquanto plataforma que permite estabelecer canais de comunicação privilegiados e um espírito de parceria profícuo, entre o tecido empresarial do concelho, as entidades públicas, as escolas e os seus munícipes.
A ADEC pauta-se por um principio fundamental – um tecido empresarial mais desenvolvido, contribui para um concelho mais forte do ponto de vista económico e social.
O principal objectivo da ADEC é a promoção do desenvolvimento económico e social do concelho de Condeixa-a-Nova, desempenhando um papel fundamental no apoio aos empresários.
Melhoria das condições dos empresários locais
Divulgação das empresas associadas e promoção de networking entre associados
Promoção da instalação de novas empresas no Concelho de Condeixa-a-Nova
Ligação com entidades oficiais locais, regionais, nacionais e estrangeiras em representação dos empresários do Concelho de Condeixa-a-Nova
Criação de protocolos de interesse comum aos associados (formação, comunicação/divulgação, serviços e áreas de interesse comum tais como qualidade ambiente, segurança, fiscalidade)
Apoio em processos de recrutamento fazendo a ligação com as entidades oficiais e bolsas de emprego (IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e GIP – Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Condeixa)
Representação dos seus associados no Conselho Municipal de Educação, fomentando a interacção entre as escolas e o tecido empresarial
Divulgação e apoio a candidaturas a projetos de investimento abrangidos por programas de fundos comunitários
Colaboração com associações locais
Quando aceitámos a missão de criar a ADEC tínhamos principalmente uma ideia em mente: um melhor desenvolvimento económico e empresarial do concelho de Condeixa-a-Nova irá contribuir sem dúvida para um melhor concelho no seu todo.
Cada empresa tem forçosamente de percorrer o seu caminho, seja qual for a sua dimensão.
Contudo, acreditamos que uma associação empresarial poderá facilitar o desenvolvimento, encontrando uma série de áreas de interesse comuns e funcionando como um ponto de contacto com diferentes agentes de relevância.
Neste sentido, a actual direcção tem como objectivo central “assentar as primeiras pedras”, isto é, criar os mecanismos básicos e essenciais para que a ADEC comece a ganhar forma e possa funcionar.
Nesta fase inicial é fundamental contar com todos. É imperativo alargar a base de associados para que se possa começar a formar massa crítica, permitindo elaborar um plano de trabalho sólido e duradouro, mas que acima de tudo vá ao encontro das necessidades das empresas do concelho de Condeixa-a-Nova.
Contamos com o vosso apoio, cordialmente,
João Almeida Lopes
Contexto geográfico: Concelho de Condeixa-a-Nova
Abrangência em termos de setores de atividade
Neste contexto a ADEC acolheu um pedido do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito da unidade curricular Atelier de Projeto IID subordinado ao tema “Planeamento estratégico da reabilitação e salvaguarda – O/s centro/s em Condeixa”.
Este projeto contribuirá seguramente com informações bastante relevantes sobre a caracterização de 4 núcleos identificados no Concelho de Condeixa e com propostas para o seu desenvolvimento: