A Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa-a-Nova nasce em 2016, emergindo no seio de um grupo de empresas locais, apoiadas e impulsionadas pelas forças vivas do concelho, nomeadamente pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Volvido o período de conceção da sua própria imagem e identidade, a ADEC pretende afirmar-se enquanto polo congregador dos interesses do tecido empresarial do concelho, em particular dos seus associados, que representam as distintas vocações da sua malha empresarial – Comércio, Indústria e Serviços.

A ADEC afirma-se enquanto espaço de partilha e discussão que permite conciliar e reunir interesses, ganhar escala e assumir uma dimensão de relevo na busca de soluções cooperativas e inovadoras para os problemas e desafios transversais.

A ADEC constitui-se igualmente enquanto plataforma que permite estabelecer canais de comunicação privilegiados e um espírito de parceria profícuo, entre o tecido empresarial do concelho, as entidades públicas, as escolas e os seus munícipes.

A ADEC pauta-se por um principio fundamental – um tecido empresarial mais desenvolvido, contribui para um concelho mais forte do ponto de vista económico e social.

full-logo

Objetivos

O principal objectivo da ADEC é a promoção do desenvolvimento económico e social do concelho de Condeixa-a-Nova, desempenhando um papel fundamental no apoio aos empresários.

Melhoria das condições dos empresários locais

Divulgação das empresas associadas e promoção de networking entre associados

Promoção da instalação de novas empresas no Concelho de Condeixa-a-Nova

Ligação com entidades oficiais locais, regionais, nacionais e estrangeiras em representação dos empresários do Concelho de Condeixa-a-Nova

Criação de protocolos de interesse comum aos associados (formação, comunicação/divulgação, serviços e áreas de interesse comum tais como qualidade ambiente, segurança, fiscalidade)

Apoio em processos de recrutamento fazendo a ligação com as entidades oficiais e bolsas de emprego (IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e GIP – Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Condeixa)

Representação dos seus associados no Conselho Municipal de Educação, fomentando a interacção entre as escolas e o tecido empresarial

Divulgação e apoio a candidaturas a projetos de investimento abrangidos por programas de fundos comunitários

Colaboração com associações locais

Mensagem do Presidente

Caros associados e futuros associados,

Quando aceitámos a missão de criar a ADEC tínhamos principalmente uma ideia em mente: um melhor desenvolvimento económico e empresarial do concelho de Condeixa-a-Nova irá contribuir sem dúvida para um melhor concelho no seu todo.

Cada empresa tem forçosamente de percorrer o seu caminho, seja qual for a sua dimensão.
Contudo, acreditamos que uma associação empresarial poderá facilitar o desenvolvimento, encontrando uma série de áreas de interesse comuns e funcionando como um ponto de contacto com diferentes agentes de relevância.

Neste sentido, a actual direcção tem como objectivo central “assentar as primeiras pedras”, isto é, criar os mecanismos básicos e essenciais para que a ADEC comece a ganhar forma e possa funcionar.

Nesta fase inicial é fundamental contar com todos. É imperativo alargar a base de associados para que se possa começar a formar massa crítica, permitindo elaborar um plano de trabalho sólido e duradouro, mas que acima de tudo vá ao encontro das necessidades das empresas do concelho de Condeixa-a-Nova.

Contamos com o vosso apoio, cordialmente,
João Almeida Lopes

Zona de Intervenção

Contexto geográfico: Concelho de Condeixa-a-Nova

Abrangência em termos de setores de atividade

  • Comércio e Serviços
  • Hotelaria e Restauração
  • Indústria

Neste contexto a ADEC acolheu um pedido do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito da unidade curricular Atelier de Projeto IID subordinado ao tema “Planeamento estratégico da reabilitação e salvaguarda – O/s centro/s em Condeixa”.

Este projeto contribuirá seguramente com informações bastante relevantes sobre a caracterização de 4 núcleos identificados no Concelho de Condeixa e com propostas para o seu desenvolvimento:

  • Arquiossitio de Conimbriga e Condeixa-a-Velha
  • Área urbana central
  • Área periférica urbana
  • Zona industrial